CI

Câmara Setorial do Milho discute situação perante pandemia

O RS conta com cerca de 180 mil produtores de milho. O cereal é exportado para 12 países


Foto: Marcel Oliveira

A Câmara Setorial do Milho se reuniu em teleconferência nesta quinta-feira (16), sob coordenação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O grupo debateu a situação do setor frente às restrições decorrentes da pandemia do Covid-19 e da estiagem. Entre os encaminhamentos, as entidades participantes endossaram o pleito já demandado na Câmara da Soja, sobre a importância de publicação de decreto coletivo de situação de emergência, contemplando todo o Estado, sobre a estiagem.

A Câmara também avaliou a necessidade de solicitar ajustes nos prazos de ponto de corte da Resolução nº 4.802 do Banco Central do Brasil,que autoriza renegociação por parte daqueles que tiveram perdas com a estiagem. Participantes relataram que será preciso incorporar o mês de dezembro e ir além do mês de abril, já que a seca ainda está em curso, com perdas sendo computadas.

Outros encaminhamentos foram a solicitação de pré-custeio antecipado para as lavouras, reunião do secretário Covatti Filho com o Ministério da Agricultura para tratar das alterações no decreto, e deslocamento do milho conseguido através do Milho Balcão Conab para as regiões mais necessitadas do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.