CI

Câmera de baixo custo capta imagem agrícola aérea

Tecnologia pode também analisar o desmatamento


Um grupo de pesquisa mexicano trabalha no desenvolvimento de uma câmera multiespectral de baixo custo, capaz de gerar fotografias de culturas a um preço mais baixo para monitorar seu crescimento e saúde. Miguel Ángel Alonso Arévalo, do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisa Científica e Ensino Superior de Ensenada (CICESE), disse que atualmente possui o protótipo funcional de uma câmera multiespectral de quatro bandas. 

A câmera possui uma estrutura mecânica de alumínio e tira fotos nas faixas de azul, verde, vermelho e infravermelho próximo, usando lentes conectadas a sensores ópticos que convertem luz em imagens. Também é equipado com um sistema de posicionamento global (GPS) para saber a que ponto do planeta as fotografias correspondem. 

Cada tomada gera quatro imagens, uma para cada banda, que mostram características diferentes de uma colheita. Por exemplo, a faixa do infravermelho próximo ajuda a determinar o conteúdo de biomassa na vegetação e também serve como um indicador do status de saúde de uma planta ou cultura. 

A câmera sozinha não é suficiente como ferramenta para a agricultura, pois também é necessário analisar e interpretar as imagens geradas, motivo pelo qual os especialistas do CICESE desenvolveram um sistema que executa essa tarefa em nível básico. O projeto ainda está em andamento e o próximo passo é reduzir o peso da câmera pela metade, ou seja, 200 gramas ou menos. Isso facilitaria sua montagem em um drone para tirar as fotos das áreas de cultivo economicamente. 

Segundo o pesquisador, a câmera multiespectral desenvolvida no CICESE também pode ser útil em outras tarefas ambientais, como monitorar florestas para determinar seu grau de desmatamento e analisar o uso da terra. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.