CI

Camex restringe leite uruguaio


Missão do governo brasileiro desembarca, hoje, no Uruguai, para buscar entendimento sobre a importação de leite em pó do país. Há suspeita de fraude e a Receita Federal investiga a possibilidade de triangulação e de prática de dumping.
Para conter as aquisições, a Camex decidiu, ontem, submeter importações de leite em pó do Uruguai a licenças não automáticas. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a medida deve-se ao aumento expressivo das compras brasileiras neste ano, que já somam 7 mil toneladas de leite em pó. Em 2008, o Brasil importou 4 mil t. Já há pedidos de mais 14 mil t. A Camex orientou o governo a negociar acordo para a redução voluntária de exportações do Uruguai ao Brasil.
Conforme o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a medida é salutar. "Não é uma barreira, mas temos que ter competitividade para fazer frente aos produtos importados", avalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.