CI

Caminhos do tabaco: boqueirão do leão

Principais regiões produtoras de tabaco são destaque a cada edição da SindiTabaco News


As principais regiões produtoras de tabaco são destaque a cada edição da SindiTabaco News. A seguir, conheça um pouco mais sobre o município de Boqueirão do Leão, distante 185 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Em Boqueirão do Leão, a cultura do tabaco está presente em mais de 90% das propriedades rurais. Com relevo íngreme, o uso de maquinários fica restrito, mas prevalecem a diversificação e boa qualidade de vida. O tabaco é uma das diversas culturas e a maioria dos produtores rurais têm no produto sua principal fonte de renda.

Conforme o prefeito Paulo Joel Ferreira, a agricultura é o motor da economia e o tabaco desponta na arrecadação do município. “Temos 1.320 propriedades rurais cadastradas sendo que, destas, 1.234 são produtoras de tabaco o que dá o percentual de 93,5%”, conta o chefe do executivo.

No ranking brasileiro dos municípios produtores de tabaco, Boqueirão do Leão está em 25º lugar, com 7.117 toneladas produzidas na safra 2016/2017. Também se destacam as produções de feijão, milho e madeira. Além da agricultura, outros setores importantes são o industrial – com serrarias e metalúrgica – e o comércio.

  • Região de relevo abrupto do RS, com mais de 500 metros de altitude, foi habitada por volta de 1800 por açorianos. Mais de um século depois chegaram os imigrantes italianos. A emancipação se deu em 1987.
  • Prefeito: Paulo Joel Ferreira

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.