CI

Campanha contra a aftosa em Mato Grosso vai até quinta-feira

A estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é que mais de 4 milhões de animais sejam vacinados


Mato Grosso encerra nesta quinta-feira (30-11) mais uma etapa da campanha contra febre aftosa. Rebanhos de todo o Nortão devem ser vacinados. A estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é que mais de 4 milhões de animais sejam vacinados nos regionais de Sinop, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Matupá, que englobam mais de 30 municípios da região.

Mas, até o momento, o Indea foi comunicado da imunização de apenas 40% do rebanho. Segundo o chefe da unidade em Lucas do Rio Verde, Alberto Magno Leichweis, a maioria dos produtores deixa para declarar a vacinação nos últimos dias da campanha, já que tem mais dez dias após o encerramento para comunicar o instituto.

Caso a declaração não seja feita até o prazo estipulado, a propriedade será vistoriada e o pecuarista autuado. Se for constatada a não realização da vacina o produtor pode ser multado, além de ter a suspensão do transporte dos animais. “A partir do dia 30 a vacina só poderá ser adquirida com autorização do Indea e será lavrado auto de infração para o pecuarista”, explicou Leichweis.

Ele ainda ressaltou que este ano não houve falta da vacina nas revendedoras, problema enfrentado no ano passado em muitos municípios, e que produtores que deixarem para a última hora não vão correr o risco de ficar sem as doses necessárias.

A regional de Lucas do Rio Verde integra 14 municípios que, juntos, possuem o maior rebanho com 1,6 milhões de bovinos. Alta Floresta e Juara concentram os maiores rebanhos do Nortão. No primeiro, um total de 670 mil cabeças devem ser imunizadas nesta etapa da campanha. Em Juara são 742 mil animais.

Na regional de Matupá, que também abrange Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Novo Mundo, a meta é imunizar 1,3 milhões de cabeças. No ano passado os municípios atingiram 99,6% da meta e esse número deve ser ultrapassado. Em Sinop um rebanho de 58.344 animais também deve ser vacinado. Junto com outras sete cidades da região, possui 627 mil cabeças que vão ser imunizadas contra a doença.

Esta é a terceira etapa da campanha contra aftosa realizada este ano. Em fevereiro a vacina foi somente para bezerros com até um ano, e, em maio, para animais com até dois anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.