Campanha contra aftosa atinge índice de 97,43% de cobertura no PR

Agronegócio

Campanha contra aftosa atinge índice de 97,43% de cobertura no PR

As regiões onde se concentram os maiores rebanhos no estado apresentaram índices de cobertura da vacina acima de 98%
Por:
1080 acessos
A segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa, realizada em novembro de 2010, atingiu a cobertura de 97,43% do rebanho de bovinos e bubalinos do Paraná. O índice foi considerado satisfatório pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo o médico veterinário Walter Ribeirete, da Divisão de Sanidade Animal, responsável pela área de febre aftosa na Seab, o índice alcançado na campanha de novembro 2010, que atingiu os animais de todas as idades, manteve a média dos anos anteriores. Da população estimada de 9,4 milhões de cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos), foram vacinados 9,16 milhões de cabeças existentes em 202.264 propriedades em todo o Estado.

Ribeirete destacou que a campanha de vacinação transcorreu normalmente e os comerciantes atenderam a demanda de vacinas. Na primeira etapa da campanha de vacinação que vai ocorrer em maio de 2011 serão vacinados somente os animais de zero a 24 meses.

Ele destacou a adesão dos produtores à campanha que contribuiu para elevar os índices de vacinação. Para 2011, a expectativa é ter a colaboração dos produtores para manter os animais imunizados contra a doença.

As regiões onde se concentram os maiores rebanhos no estado apresentaram índices de cobertura da vacina acima de 98%. É o caso da regional de Umuarama que tem um rebanho avaliado em 1,18 milhões de cabeças, e apresentou índice de 98,48% de vacinação. Paranavaí, o segundo maior rebanho do estado, com 946.412 cabeças, teve índice de 98,39% de cobertura da vacina.

Regiões do norte do estado como Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina e Maringá apresentaram índices de cobertura da vacina superiores a 99% ou quase a totalidade dos rebanhos.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink