CI

Campanha de vacinação contra aftosa vai atingir mais de 132 milhões de bovinos


Inicia amanhã (01/11) em 12 estados brasileiros (Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Segundo o diretor do Departamento de Defesa Animal (DDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cavallero, serão vacinados - nos próximos 30 dias - mais de 132 milhões de bovinos, no Circuito Pecuário do Centro-Oeste e em estados do Norte e Nordeste.

As ações - que integram o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa - são de responsabilidade compartilhada, cabendo ao governo federal a formulação das políticas públicas para o setor, aos estados a coordenação dessas políticas e ao produtor rural a execução da vacinação. As vacinas são fornecidas por seis laboratórios credenciados pelo MAPA (Bayer, Merial, Cooper, Valle, Pfizer e Intervet ).

Das unidades citadas, apenas o estado de Minas vacinará somente animais com idade inferior a 24 meses e que estejam dentro do Circuito Pecuário do Centro-Oeste. Como uma parte do rebanho mineiro pertence ao Circuito Leste, a campanha não cobrirá todo o estado agora em novembro. Cavallero garantiu que não faltarão vacinas e lembrou que o programa prevê a erradicação da doença, em todo o país, até 2005. Ele ressaltou que há dois anos e dois meses não se registram casos de aftosa no país. O último ocorreu no Maranhão dia 18 de agosto de 2001.

O programa de vacinação, que começou em 1965 no Rio Grande do Sul, atinge hoje todos os estados, exceto Santa Catarina, reconhecida nacionalmente como livre de aftosa, sem vacinação. Os estados que não foram relacionados pertencem a outros circuitos pecuários que já realizaram suas campanhas este ano. Cavallero lembra, ainda, que graças aos esforços integrados dos governos federal, estaduais e da iniciativa privada no combate à aftosa, o Brasil é hoje o maior exportador de carne bovina do mundo, devendo fechar este ano com um volume exportado de 1,3 milhão de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.