CI

Campo está em transformação no Paraná

Relatório mostra novo mapa produtivo com aumento de culturas como a cana


Depois de ter perdido por um ano a liderança na produção de grãos no país para o Mato Grosso, o Paraná voltou ao topo do ranking na colheita passada e deve se manter na primeira colocação na próxima. Mas, ao contrário do que pode parecer, os produtores não estão ampliando as áreas destinadas a soja, milho e outros grãos. Pelo contrário. Nesse segmento, a produção só crescerá caso a produtividade aumente.


A tendência está refletida nas últimas estimativas do Departamento de Economia Rural (Deral) - ligado à Secretaria da Agricultura (Seab) - para a safra estadual de verão 2006/07, que está sendo plantada. Os números revelam que a área de grãos será 1,7% menor, enquanto a produção tende a crescer 18,5%, para 20,9 milhões de toneladas. E o mesmo relatório mostra que um novo mapa produtivo pode estar sendo desenhado no Paraná, já que a quantidade de terras que receberão outras culturas, como cana-de-açúcar, batata e tomate, deverá aumentar 6,3%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.