CI

Canadá ainda acredita na exportação de carne bovina para EUA


O Canadá espera que a crise norte-americana da vaca louca não atrapalhe os esforços para aumentar a exportação de carne bovina no início de 2004, disse na segunda-feira o ministro da Agricultura, Bob Speller. "Isto tudo é relativo a ciência, não a uma guerra comercial", afirmou Speller a repórteres após um encontro com pecuaristas em Winnipeg.

Ele disse que o Canadá tem um forte suporte para reatar o comércio de carne bovina com os EUA, depois que um conselho internacional de veterinários deu à investigação sobre a doença da vaca louca canadense um selo de aprovação.

O ministro disse que autoridades canadenses e uma terceira parte, não-identificada, estão também conduzindo testes de DNA -- além dos Estados Unidos -- com a vaca identificada com o mal da vaca louca, que os EUA dizem ser originária do Canadá.

"O resultado destes testes têm consequências de bilhões de dólares", disse Rob Somerville, um pecuarista de Endiang. O problema é que esses eventos seguem aumentando o elemento de incerteza", afirmou. "Esse é o principal problema que vejo agora -- ninguém está certo do futuro", finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.