CI

Canadá planta menos canola com aumento de estoques

Vários fatores externos são responsáveis por esse fato


A previsão é de que o Canadá reduza a área cultivada com canola e aumente os estoques finais em 2019/2020, devido às contínuas turbulências no comércio mundial de oleaginosas. Foi isso que informou o relatório da Rede Global de Informações Agrícolas de 21 de maio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

No início da primavera, a China cancelou a licença para exportar canola de duas das maiores empresas de grãos do Canadá, a Richardson International e a Viterra, aparentemente por questões de inspeção de grãos, embora a maioria dos observadores diga que a disputa está enraizada na política. Com os dois maiores embarcadores do Canadá marginalizados no início de 2019, as exportações para a China de janeiro até o final de março de 2019 caíram para 630.000 toneladas, metade da média de três anos para o mesmo período, de acordo com o USDA. 

O USDA projeta uma queda nas exportações para 9,75 milhões de toneladas, 800.000 a menos do que o inicialmente projetado em março de 2019. Consequentemente, também ajustou estoque 2018/2019 projetado final para 3,5 milhões de toneladas, quase 1 milhão de toneladas superior à projeção dois meses anteriores. 

"Como nenhuma nova usina deve entrar em operação nos próximos 12 meses, não parece que as britadeiras canadenses poderiam aumentar a britagem para utilizar maiores volumes disponíveis de sementes de canola canadenses em 2018/2019 ou 2019/2020. Não parece haver espaço para que as instalações de britagem canadenses absorvam a canola adicional armazenada nas fazendas”, conclui o departamento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.