CanaVialis e Allellyx espalham tecnologia pelo Brasil
Líderes mundiais, respectivamente, em melhoramento genético e pesquisas em biotecnologia para a cana-de-açúcar, as empresas contam com verdadeiros pólos científicos
O Pólo de Tecnologia Nordeste, por exemplo, abriga o banco de germoplasma da empresa, base para a obtenção das sementes híbridas de alta qualidade genética dos programas de melhoramento genético da CanaVialis. Instalado estrategicamente no litoral Norte de Maceió, Alagoas, tem as condições climáticas mais adequadas para o florescimento e fertilidade das flores de cana, que acontece de abril a junho. “É fonte de matéria-prima para início dos trabalhos de melhoramento genético, fomentando todas as fases de seleção de novas variedades para o Nordeste”, explica o gerente do Pólo Regional Everton Barreto.
Barreto conta que a unidade trabalha com uma avançada ferramenta tecnológica – o Sistema de Gestão Varietal –, que permite aos cientistas estarem on-line com a sede em Campinas (SP). Desta forma, as informações do banco de germoplasma estão diretamente conectadas com a produção de novas sementes. “É um sistema que permite total agilidade nos processos produtivos”, avalia.
Interior de São Paulo
O interior de São Paulo, notável por sua produção canavieira, concentra também a maior parte dos pólos regionais da CanaVialis. É o caso da cidade de Araçatuba, centro do Pólo São Paulo – Oeste da empresa, responsável por selecionar novas variedades promissoras para a região. Anualmente serão plantadas mais de um milhão de novas sementes, com o objetivo de oferecer variedades mais adaptadas à região, em menor espaço de tempo.
A unidade de Conchal, por sua vez, atua em parceria com o Pólo Regional do Paraná, sediado em Mandaguaçu. Essa unidade está propositalmente localizada em solos de menor potencial de produtividade, buscando selecionar materiais mais rústicos e bem adaptados às particularidades da região produtora do Paraná e Mato Grosso do Sul. Anualmente, a unidade recebe aproximadamente 900 mil sementes vindas de Conchal.
Conchal, também chamado de Pólo Regional de Tecnologia São Paulo – Centro, divide suas atividades entre a germinação das sementes destinados a diferentes Pólos Regionais de Tecnologia e a condução das etapas de seleção do programa de Melhoramento Genético voltado para clientes da região Centro-Sul. São 31 funcionários efetivos e 13 terceirizados. “Fazemos todas as fases do programa de melhoramento genético, além de concentrar a produção das 4 milhões de sementes programadas para 2009, que irá atender os plantios da primeira fase do melhoramento nos Pólos do Paraná, Tocantins, Araçatuba e a própria Conchal”, conta supervisor do Pólo São Paulo-Centro José Guilherme Victorelli Scanavini.
Em Conchal, ainda se encontra o único sítio de manutenção e propagação de plantas de cana geneticamente modificada, até o momento, conduzido pela Alellyx. “Além de funcionar como um banco de germoplasma, realizamos as multiplicações necessárias para a instalação de teste de campo em diferentes locais. Por estarmos na mesma localidade, agregamos informações para a parte de biotecnologia e de breeding”, explica o gerente Edson Kemper. As informações são da assessoria de imprensa da Monsanto.