CI

Canola apresenta bons rendimentos na região da Cotrijal

A maior concentração conta com 400 hectares de área plantada de canola


Considerada uma cultura alternativa para o inverno e com ótimas recomendações para o sistema de produção, a canola vive um momento de expansão na região de abrangência da Cotrijal. A maior concentração de produtores que investem na cultura está em Vista Alegre, localidade localizada no interior do município de Colorado, que conta com 400 hectares de área plantada de canola, com uma produtividade média para essa safra de 25 sacos por hectare.

Essas informações foram confirmadas pelo técnico agrícola da Cotrijal Gelso Piana, que avalia o desenvolvimento da canola, na região de Vista Alegre, como bom, levando em consideração a manutenção da área plantada e incremento na produtividade em relação a safra anterior (2009/2010). "Notamos que houve um incremento de produtividade, isso devido a pontos identificados na safra anterior que receberam maior atenção, e já temos melhorias para o próximo ano", observa Piana, que chama a atenção para a evolução da cultura, que já apresenta novas cultivares e opções de manejo.

Já sobre o aumento de produtividade, Piana explica que em Vista Alegre houve produtores que colheram em determinadas glebas 35 sacos por hectare, mas que a média geral ficou em torno de 25. "A média da safra passada ficou entre 22 e 23 sacos por hectare, e para esse ano tivemos um incremento de 3 sacos por hectare e com uma rentabilidade melhor, porque no momento em que nós implantamos a canola o custo foi menor e agora estamos conseguindo uma rentabilidade boa, devido as variações de mercado".

A canola é uma oleaginosa que possui cerca de 36% de óleo, sendo ideal para a produção de biodiesel, pois origina óleos vegetais no período do inverno, não competindo com a principal oleaginosa da região que é a soja, sendo uma ótima opção de lucro para as áreas que ficam sem cultivos nos meses frios.

Nesta safra (2010), a canola estava presente em uma área aproximada de 15 mil hectares no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Acesse nosso site: www.cotrijal.com.br
 
As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.