Canteiro de seringueira na Agrotins deve impulsionar cultura no Estado
CI
Agronegócio

Canteiro de seringueira na Agrotins deve impulsionar cultura no Estado

Mudas de seringueira começaram a ser cultivadas no Centro Agrotecnológico de Palmas
Por:
Mudas de seringueira começaram a ser cultivadas no Centro Agrotecnológico de Palmas. Vitrine ficará disponível durante edições da Agrotins
 
“O plantio experimental de seringueira no Centro Agrotecnológico de Palmas impulsionará o crescimento da cultura nos próximos anos no Tocantins”, avaliou o subsecretário de Produção de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo. O canteiro, de um hectare de área, começou a ser cultivado nessa terça-feira, dia 07, no Centro, através de uma parceria com a empresa tocantinense Heveatins e a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. A intenção é que o canteiro sirva de vitrine tecnológica, durante as edições da Agrotins, que neste ano será realizada entre os dias 8 e 12 de maio.

Na ocasião, o subsecretário informou que a previsão é que a cultura receberá grandes investimentos. “Em 2012, queremos trabalhar pesquisas e tecnologias do plantio de seringueira, durante a Agrotins, com o intuito de difundir essa prática”, disse Ailton, completando que para facilitar o investimento no setor, 750 assentados e pequenos produtores do Estado terão acesso a uma linha de crédito específica para o plantio de quatro hectares de seringueira, em cada propriedade. O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Tocantins e o Banco da Amazônia. “Queremos auxiliar os pequenos produtores e diversificar sua produção. A silvicultura é uma alternativa muito viável”, avaliou Ailton.

Todo o trabalho de plantio de seringueira no Centro Agrotecnológico está sendo acompanhado pelo engenheiro agrônomo da Seagro, Luiz Vieira. Segundo o agrônomo, depois do eucalipto, a seringueira é a espécie que mais cresce na preferência dos silvicultores. A retirada do látex, matéria prima que tem mercado garantido em todo o mundo, pode ser iniciada a partir do 5º ano da árvore.

Seringueira

A árvore é uma espécie perene, de rápido crescimento, com baixa perecividade a curto e médio prazo e ainda pode ser cultivada em consórcio com outras culturas. De acordo com o subsecretário de Energias Limpas, o cultivo de seringueira é considerado uma das atividades mais rentáveis no Tocantins.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.