CI

Capacitação do Senar inova no aproveitamento do tomate em Coroaci

Versátil e saboroso, o tomate é facilmente encontrado na mesa do brasileiro, seja nas saladas ou nos molhos

Versátil e saboroso, o tomate é facilmente encontrado na mesa do brasileiro, seja nas saladas ou nos molhos. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Para aumentar a possibilidade de aproveitamento do fruto, o Sindicato dos Produtores Rurais de Coroaci, em parceria com o Senar Minas, realizou o curso de Fabricação de Picles e Produção de Derivados do Tomate.

O curso incentiva, além do preparo de receitas convencionais, a inovação na utilização do fruto com novas técnicas de aproveitamento. Para a instrutora Selma de Deus Mendonça, o aproveitamento do tomate contribui para geração de renda, já que a produção pode ser feita dentro de casa.

“Ao explorar o fruto, ensinamos receitas convencionais e novas, além da importância do consumo desse alimento”, relata a instrutora, que incentiva os participantes a produzirem tomate em casa, o que torna o processamento mais viável. Além dos doces e do tomate seco, são preparadas conservas, massa de tomate, saladas, e molhos.

O curso contou com a participação de 11 mulheres e um homem. Bruno Pereira da Silva é funcionário de uma propriedade na zona rural de Coroaci, onde são produzidos tomates. Ele participou do curso por solicitação do proprietário da fazenda. “Muitas fazendas estão produzindo tomates aqui na região e até como forma de evitar o desperdício é muito importante que saibamos como aproveitar melhor a produção”, garante.

O curso encerrado na última sexta-feira (9), marcou também o encerramento das atividades de 2016 do Senar Minas em Coroaci. Sílvio Matheus de Araújo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Coroaci, comemorou o número de eventos realizados na região e elogiou a parceria com o Senar.

“Este foi um ano muito bom para o nosso sindicato e consequentemente para o nosso setor rural. Por meio da excelente parceria com o Senar Minas, podemos investir na capacitação e qualificação dos nossos produtores rurais e tudo de maneira gratuita. Foram, no total, 15 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social com cerca de 170 trabalhadores e produtores rurais capacitados”, destacou o presidente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.