Capacitação técnica trata do sistema de produção do caju
CI
Imagem: Pixabay
CAPACITAÇÃO

Capacitação técnica trata do sistema de produção do caju

O sistema de produção do caju é o tema da próxima palestra da Capacitação em Fruticultura Tropical
Por:

O sistema de produção do caju é o tema da próxima palestra da Capacitação em Fruticultura Tropical que será realizada na terça-feira (12), às 9h. A apresentação técnica será feita pelo pesquisador Luiz Augusto Serrano, da Embrapa Agroindústria Tropical. Os interessados podem acompanhar o evento on line pelo canal da Embrapa no Youtube ou pela página da Embrapa Cerrados no Facebook.

O pesquisador vai apresentar os clones de cajueiro da Embrapa e os principais tratos culturais do cultivo no Nordeste brasileiro, região que apresenta 99% da produção e área cultivada no Brasil. Ele também vai falar a respeito dos aspectos botânicos do cajueiro e fazer um breve relato da importância econômica da cultura.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, Antônio Genésio Vasconcelos, o caju tem um apelo comercial muito forte, não apenas por suas características nutricionais, sendo rico em vitamina C, ferro e fibras, mas também pelo aroma e sabor. “Cada vez mais o consumidor brasileiro tem optado pelo consumo in natura da fruta. Essa é uma ótima oportunidade para o produtor de caju tecnificado ocupar mercado e estimular que o fruto seja mesmo uma opção de consumo diário na mesa dos brasileiros”, afirmou.

O cajueiro é nativo do Brasil. É considerada uma planta robusta, com baixa pegada hídrica e com produção concentrada na região de sequeiro do nordeste do país. “Quando bem conduzida, ela apresenta resultados de destaque nas regiões do semiárido brasileiro conhecidas por ser de extrema seca. Passamos nos últimos seis anos por um período crítico de seca e os produtores que utilizam a tecnologia da Embrapa, com devido manejo e nutrição, conseguiram ter bons resultados com a cultura”, destacou o chefe de TT da Unidade localizada em Fortaleza (CE).

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados em parceria com outras unidades da Embrapa, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Segundo Fábio Faleiro, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, a capilaridade desse curso de capacitação está sendo muito grande com o uso das plataformas digitais.“Temos palestras com mais de 7000 visualizações de participantes de praticamente todos os estados do Brasil. Engenheiros agrônomos, técnicos e fruticultores estão participando desta iniciativa para atualizar seus conhecimentos em diferentes frutíferas e sistemas de produção”, comemora.

Confira as palestras já realizadas

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada em 27 de julho pelo pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado.  No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE). No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura. No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim.

O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate. No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial, tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. No dia 30 de novembro, foi a vez da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção, cuja palestra técnica foi apresentada pelo pesquisador Fábio Faleiro. Já a última palestra de 2021 tratou do Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado e ficou a cargo do pesquisador Aristóteles de Matos, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em 14 de dezembro.

A manga foi o tema da primeira capacitação de 2022. A palestra Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi apresentada pelo pesquisador Tadeu Graciolli. Em seguida, o assunto foi o Sistema de produção do mamão, abordado pelo pesquisador Nilton Junqueira no dia 1° de fevereiro. Ele também apresentou a palestra Graviola: sistema de produção no Cerrado, no dia 22 de fevereiro. 

No dia 8 de março, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Mario do Carmo Raseira, apresentou a palestra Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude. No dia 15, o pesquisador João Tomé de Farias Neto, da Embrapa Amazônia Oriental, apresentou a palestra Açaí: cultivares, sistema de produção e mercado.

Já no dia 29 de março o tema foi Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado, palestra apresentada pelo pesquisador Paulo César Lima Marrocos, da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (UMIPI Cacau). A Capacitação em Fruticultura Tropical será encerrada no dia 26 de abril com o tema Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Jony Yuri.

Todas as palestras são gravadas e disponibilizadas no canal da Embrapa no YouTube e na página da Embrapa Cerrados para acesso gratuito.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.