CI

Cápsulas de café são prejudiciais ao meio ambiente?

o café solúvel ainda é a opção mais ecológica



Foto: Divulgação

O consumo global de café tem aumentado continuamente nos últimos 30 anos. Com um consumo médio diário de 2,7 xícaras de café por pessoa, estima-se que cerca de dois bilhões de xícaras de café sejam consumidas diariamente no mundo. Afinal as cápsulas de café, com embalagens individuais descartáveis, são prejudiciais ao meio ambiente? 

Luciano Rodrigues Viana, doutor em Ciências do Meio Ambiente, do Departamento de Ciências Fundamentais, da  Universidade do Quebec, no Canadá, decidiu estudar a pegada de carbono de várias técnicas usadas para preparar café em casa e descobriu que as cápsulas de café não são as maiores culpadas de emissão de carbono.  

A pesquisa concluiu que ao usar a quantidade recomendada de café e água, o café solúvel ainda é a opção mais ecológica, por causa da baixa quantidade do produto utilizado por xícara, o que gera também um menor consumo de energia elétrica. Por outro lado, as cápsulas de café podem levar o consumidor a dobrar o consumo tornando ineficiente essa vantagem ambiental. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.