CAR tem 7 milhões de imóveis cadastrados
CI
Imagem: Divulgação
RURAL

CAR tem 7 milhões de imóveis cadastrados

55,8% dos proprietários pretendem acessar os Programas de Regularização Ambiental
Por: -Eliza Maliszewski

O número de imóveis ou posses rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) ultrapassam 7 milhões. Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) a área é de 539,3 milhões de hectares. Os dados foram contabilizados até31 de dezembro de 2020 e também levam em consideração Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais (TPCT) e assentamentos rurais. Veja na tabela abaixo:

Os Estados com maior número de inscrições são Bahia (907 mil cadastros) Minas Gerais (901 mil cadastros) e Rio Grande do Sul (602 mil cadastros). Uma outra informação relevante é que 55,8% dos produtores ou possuidores rurais declararam, no ato da inscrição, a vontade de aderirem aos Programas de Regularização Ambiental.

O diretor-geral do SFB/Mapa, Valdir Colatto, afirma que “os dados do CAR dão a radiografia ambiental das propriedades rurais do Brasil, representam uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação territorial do país e de políticas públicas para implementação do Código Florestal Brasileiro”.

Os dados do CAR são informações estratégicas utilizadas, pelo setor público e privado, para a produção de políticas públicas visando a promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais. O cadastro é requisito para acessar os Programas de Regularização Ambiental (PRA) e programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Cotas de Reserva Ambiental (CRA), crédito rural e seguro agrícola, descontos tributários, entre outros benefícios.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink