CI

Características ajudam eucalipto na adaptação ao clima

“Buscamos identificar se as características mais influentes atualmente na produtividade serão as mesmas em climas futuros"


Foto: Marcel Oliveira

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisas em agrometeorologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) identificou características do eucalipto que podem trazer vantagens adaptativas sob cenários de mudanças climáticas para plantações no Brasil.  Para isso, pesquisadores utilizaram técnicas de modelagem baseada em processos combinadas com um método estatístico chamado “análise de sensibilidade global”, para identificar quais as características mais influentes na produtividade de florestas de eucalipto em 23 ambientes de produção espalhados por todo o Brasil. 

“Buscamos identificar se as características mais influentes atualmente na produtividade serão as mesmas em climas futuros, ou se novas características ganharão importância”, conta Elvis Felipe Elli, pesquisador responsável pela tese de doutorado que deu origem ao estudo. “Entretanto, espera-se que a resposta fotossintética à temperatura ganhe significativa importância em cenários climáticos futuros”, complementa. 

Segundo o autor, o trabalho serve de suporte para silvicultores e melhoristas com o intuito de entender melhor as interações Genótipo x Ambiente x Manejo das plantações de eucalipto no Brasil, para alocar genótipos adequados a ambientes específicos e para poder dar maior atenção às características genéticas que mais afetam a produtividade, tanto em climas atuais, quanto em cenários climáticos futuros. “Os resultados encontrados no presente estudo demonstram uma considerável evolução na área de modelagem baseada em processos da cultura do eucalipto no Brasil e abre caminhos para futuros estudos”, finaliza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.