CI

Caravana Embrapa FertBrasil reúne cerca de 700 participantes no Paraná

No Paraná, Caravana Embrapa FertBrasil é encerrada em Ponta Grossa


Foto: Divulgação

A Caravana Embrapa FertBrasil passou por quatro cidades no Paraná - Guarapuava, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa - entre 21 e 24 de junho, e reuniu 668 participantes para debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.  

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View, FertiSystem, Polli, Arko e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e do Banco do Brasil.

No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Na visão de Paulo Galerani, coordenador nacional da Caravana Embrapa FertBrasil, a realização da iniciativa só está sendo possível pelo apoio que a Embrapa vem articulando junto aos parceiros nacionais e locais. “No Paraná, a interação entre a Embrapa, as universidades, as instituições de pesquisa e extensão, a federação de agricultura, sindicatos rurais e cooperativas, foi exemplar e, com isso, conseguimos excelentes resultados no sentido de atingir nossos objetivos”, diz. O Paraná é um importante produtor de grãos do agronegócio brasileiro e reúne sólidas instituições que compõe os sistemas produtivos. “Este cenário faz com que a Caravana tenha uma capilaridade abrangente no Estado para debater o uso racional dos fertilizantes de forma bastante interessante e efetiva”, avalia Galerani.

De acordo com Ana Paula Kowalski, do departamento técnico econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a Caravana Embrapa FertBrasil é uma proposta relevante, porque consegue compartilhar com técnicos e produtores o que está dando certo no campo e apontar caminhos para os desafios atuais. “Na palestra sobre solos, por exemplo, foi mostrado que o produtor precisa ter um solo corrigido, com os nutrientes balanceados para ter o aproveitamento total do adubo usado e do potencial produtivo da genética do material que foi plantado. Gosto muito desse tipo de evento que a Embrapa promove, porque é sempre baseado em estudos científicos, dentro da nossa realidade e adaptado para as necessidades de cada região”, avalia.

O produtor rural Winfried Leh, da região de Guarapuava, também elogiou a iniciativa. “Num momento de crise de fertilizante, como o que vivemos atualmente, é importante termos opções e perceber que tem várias instituições procurando minimizar nossos desafios”, afirma. “A palestra que mais chamou minha atenção foi a que debateu os adubos orgânicos, porque tenho grande produção de dejetos de suínos e é interessante saber quais são as alternativas para transformar esses insumos em adubo orgânico, por exemplo”, destaca.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, a Caravana Embrapa FertBrasil tem o grande mérito de aproximar a pesquisa de quem está atuando diretamente no campo, como produtores e técnicos. “É de fundamental importância compartilhar os resultados da pesquisa para o setor produtivo, além disso, é o momento de quem está lá na ponta apresentar suas demandas e dificuldades. Essa troca de conhecimento e de experiências é muito salutar”, defende. “Essa Caravana veio para mostrar que, numa época de custo de fertilizantes elevado, uma agricultura sustentável e com acompanhamento técnico é de extrema importância para a superação das dificuldades”, explica.

A Caravana Embrapa FertBrasil também foi bem avaliada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Paraná, em Cascavel, Manoel Chaves, principalmente pela aproximação e presença da Embrapa junto ao setor produtivo. “O setor produtivo tem que estar consciente de que neste momento, mais do que nunca, é preciso seguir as recomendações técnicas para que possamos racionalizar o uso de insumos. Como disse um dos pesquisadores na palestra, o Brasil tem terra, sol e tecnologia que permite a produção em regiões tropicais. Neste sentido, acho muito importante essa iniciativa e essa presença da Embrapa perto do campo”, defende.

Programação no Paraná

No Paraná, a Caravana Embrapa FertBrasil começou em Guarapuava (21/05) e, seguiu para Cascavel (22/05), Londrina (23/05) e Ponta Grossa (24/05), que são importantes polos regionais na produção de grãos. No Estado, o evento foi realizado pela Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Os encontros foram divididos em cinco módulos, conforme detalhado na programação abaixo: 

Apresentação do sistema de produção local do uso de fertilizantes
Módulo 1 - Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar? 
Módulo 2 - Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas no Brasil 
Módulo 3 - Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas 
Módulo 4 - Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas no Brasil
Módulo 5 - Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.