CI

Cargill promove reflexão sobre reciclagem com teatro, oficinas, cinema e artes visuais

Projeto Ecoarte Itinerante levará para nove municípios do estado de São Paulo atividades sob a temática ambiental


A Cargill, por meio das marcas Liza, Elefante e Pomarola, realiza em nove cidades do Estado de São Paulo uma mostra cultural que tem a reciclagem como protagonista. Com o nome Ecoarte Itinerante, o projeto produzido e executado pela Cultura Sustentável tem como objetivo alcançar os mais diversos públicos promovendo a democratização, a cultura e a consciência ambiental por meio de teatro, oficinas, cinema e artes visuais. A expectativa é que o projeto beneficie 15 mil pessoas durante as atividades desenvolvidas nas escolas e também no evento aberto à comunidade. 

“Esperamos que o projeto mostre às crianças, jovens e adultos suas responsabilidades em relação à geração e correto descarte de resíduos e embalagens recicláveis” ressalta Marcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil. “Queremos ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre a política de resíduos sólidos dos seus municípios de forma fácil e objetiva para que vivam em uma cidade melhor”, explica.

Nas próximas semanas, alunos de 6 a 16 anos de escolas públicas de Praia Grande, Itapira, São Paulo, Guarulhos, Mairinque, Porto Ferreira, Bertioga, São Roque e São José do Rio Pardo participarão de duas atividades: Oficina Construção Coletiva, quando serão convocados a construir uma peça com materiais recicláveis; e Cápsula do Tempo, atividade orientada pelos professores que estimulará os alunos a refletirem sobre como eles esperam que o Município seja em dez anos. Eles confeccionarão uma cápsula para colocar cartas, textos e desenhos que será enterrada para ser reaberta após dez anos. Os professores também participarão de um workshop especial sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos e orientações para as atividades com os alunos. 

Todos os munícipios serão convidados a expandir seu conhecimento ambiental participando de oficinas de reutilização de matérias, assistindo peças de teatro sob a temática ambiental e correto descarte de resíduos, conferindo a exposição de vídeos e estações de reciclagem de embalagens e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O evento acontecerá em praça pública nos finais de semana.

Para a realização do Ecoarte Itinerante, foi realizado um diagnóstico dos municípios participantes e uma análise das principais iniciativas de reciclagem, com foco no trabalho desenvolvido pelas cooperativas de cada localidade. Essa análise permitirá que a Cargill acompanhe os resultados da ação e identifique oportunidades na implementação de PEV’S (Pontos de entrega voluntária) e outras alternativas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.