CI

Caribe terá Plano Estratégico de Segurança Alimentar

Diretor Geral do IICA visita Guiana e define parcerias


Durante visita oficial a Guiana, o Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos, foi recebido pelo Presidente do país, Bharrat Jagdeo, para analisar as áreas estratégicas que o Instituto enfocaria sua assistência técnica.

A adaptação às mudanças climáticas, apoio técnico para o setor agrícola e fomento da segurança alimentar foram os temas apontados como prioritários pelo Presidente Jagdeo.

Villalobos, neste primeiro encontro regional, a partir da nova administração do Instituto, apresentou, entre outros documentos, o Plano Estratégico do Instituto, o Plano de Médio Prazo 2010-2014 e os novos eixos estratégicos e áreas de especialização técnica que se desenvolverão nos próximos quatro anos. Planos estes que serão aprovados pelo Comitê Executivo do IICA em outubro deste ano.

Outros temas de interesse para a região foram a Estratégia de Desenvolvimento Agrícola Regional do IICA no Caribe e o Plano Estratégico de Ação para a Segurança Alimentar e Nutricional no Caribe.

“A reunião teve como objetivo ser um espaço de intercâmbio de idéias. Por meio do diálogo aberto, esperamos melhorar as propostas, a implementação dos planos e da estratégia para o Caribe”, ressaltou Ignatius Jean, Representante do IICA na Guiana.

O encontro com o governante aconteceu, em 7 de setembro, no marco de uma reunião regional organizada pelo Instituto, para discutir os novos alinhamentos da cooperação técnica, assim como as estratégias e projetos que se empreenderão no Caribe, nos próximos anos.

“Pedimos o apoio do IICA para aplicar medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e manter a estratégia de desenvolvimento de baixas emissões de carbono”, destacou Jagdeo. O presidente sugeriu que o Instituto realize trabalhos no campo, para promover estilos de agricultura, que garantam a segurança alimentar nas comunidades do interior.

Jagdeo pediu ao IICA para trabalhar em conjunto com o Ministério da Agricultura para desenvolvimento da produção agrícola do país, considerando as oportunidades para o avanço da indústria do cacau e da apicultura.

A visita concluiu em 10 de setembro e participaram, também a Subdiretora Geral do IICA, os Representantes e Especialistas Regionais do Caribe e funcionários da Sede Central de Instituto. O Ministro da Agricultura de Guiana, Robert Persaud, e um representante do Secretário Geral da Comunidade do Caribe (CARICOM) Edwin Carrington estiveram na abertura da reunião.

O Secretário Geral do CARICOM, Edwin Carrington, pediu assistência do IICA para por em andamento a Agência Caribenha de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar, e para continuar apoiando a Semana da Agricultura do Caribe.

Víctor Villalobos se comprometeu em apoiar nos temas mencionados, buscando a assistência de especialistas de outros Estados-membros que conhecem o funcionamento da agricultura de Guiana.

As informações são da assessoria de imprensa da IICA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.