CI

Carinata pode diversificar sequências agrícolas

La Carinata é uma oleaginosa com ciclo de inverno


Foto: Nadia Borges

Conhecida como espécie de inverno, semelhante à colza, a "Brassica carinata" busca se instalar na região pampeana da Argentina. Especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) do país fornecem recomendações para o desenvolvimento dessa planta ideal para a produção de biodiesel. 

Nos últimos anos, os sistemas agrícolas pampeanos experimentaram um aparecimento crescente de adversidades bióticas, tolerantes aos produtos fitossanitários tradicionalmente usados. Nesse contexto, o surgimento de culturas como a Carinata ( Brassica carinata ) poderia ajudar a reduzir os riscos econômicos e ambientais. Especialistas do INTA Paraná compartilham alguns resultados de testes e fornecem recomendações para o desenvolvimento ideal da cultura. 

“La Carinata é uma oleaginosa com ciclo de inverno, que se desenvolve principalmente na região pampeana”, disse Leonardo Coll, profissional do INTA Paraná, que explicou: “Não é uma  commodity  como o trigo, mas é comercializada sob contrato e é voltado para um mercado específico, como o biodiesel”. 

“É um parente próximo da colza e tem algumas vantagens estratégicas, como menor tendência ao descasque durante a colheita e menor suscetibilidade a doenças”, disse Coll, acrescentando: “Como desvantagem, pode-se citar que é mais sensível a geada., por isso não seria aconselhável semeá-la em lotes baixos ou em áreas onde ocorrem geadas intensas e frequentes”, indica. 

No campo experimental da Estação Experimental Agropecuária do Paraná do INTA, foram realizados ensaios que permitiram a análise de variáveis como datas de semeadura, herbicidas pré e pós-emergentes e também fontes e doses de fertilização nitrogenada. 

“O que pudemos avaliar é que, ao atrasar a semeadura do final de abril para junho, a safra da Carinata reduziu menos o rendimento do que a canola”, indicou o especialista do INTA que explicou que “a semeadura deve ser superficial (menos de 3 centímetros ) e a linha de semeadura não deve ser muito coberta por restolho para não prejudicar a implantação, pois se trata de uma semente bastante pequena. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.