Carne Angus apresenta desossa na Coopavel e fomenta criação no Paraná
Presença da Angus na feira paranaense fortalece o vínculo com produtores
Foto: Arthur Matos
O Programa Carne Angus Certificada apresenta nesta edição da Coopavel uma desossa técnica em pleno estande da raça. O espaço, em parceria com a Padrão Beef, estará preparado para receber criadores, consumidores e visitantes no Pavilhão B do Parque Tecnológico da Coopavel. A apresentação, agendada para o dia 11 de fevereiro, às 12h30min, mostrará o máximo aproveitamento obtido pelas carcaças Angus nos frigoríficos, destacando a importância do refile e o acabamento primoroso das peças certificadas com o selo do Programa Carne Angus Certificada.
A ação será capitaneada pelo especialista Maicon Moraes e integra a agenda da raça na feira, que ocorre entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em Cascavel, no oeste do Paraná. “É uma feira de produção, mas que também reúne um expressivo público consumidor de carnes premium. Nosso objetivo é mostrar tanto a qualidade das carcaças Angus quanto o rigoroso padrão de produção de cortes nas nossas linhas de desossa e embalagem”, explica o gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges. Segundo ele, a qualidade da genética Angus potencializa o aproveitamento do gado na linha de abate, o que eleva a rentabilidade no frigorífico e, consequentemente, valoriza o gado no campo.
A programação intensa para a Coopavel 2026 ao longo de cinco dias de atividades também contempla debates com pecuaristas e parceiros, além da degustação de carne Angus Certificada. Na agenda estão previstas demonstrações com animais Angus produtores de genética e degustação de pratos diferenciados a base de carne Angus. Um deles será o hambúrguer Angus Certificado, produzido pela Padrão Beef. “Iremos apresentar os diferenciais de conformação de padrão racial que fazem do Angus o diferencial da pecuária nacional. Angus é sinônimo de excelência genética e demonstra a qualidade da carne brasileira”, completou o presidente da cooperativa, Lindonez Rizzotto.
Conforme o diretor executivo da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, a presença da Angus na feira paranaense fortalece o vínculo com produtores locais e apreciadores de carnes de excelência. “A Coopavel é uma das grandes feiras das quais participamos e o Paraná é um celeiro de carne Angus de alta qualidade. Queremos estar ao lado desse produtor, onde operamos com frigoríficos e marcas consolidadas”, destaca.
Programação:
Segunda-feira (09/02)
10h e 15h - Degustação de hambúrguer Angus Certificado defumado padrão Bacon Jam Burger, com BBQ Miura
Terça-feira (10/02)
11h30min às 15h - Ação de tiro ao alvo com novilho Angus de metal
10h e 15h - Degustação de almôndegas Angus Certificadas defumadas à parmegiana, com Peter Lampert
Quarta-feira (11/02)
11h30min - Degustação de cortes premium Angus Certificado na parrilla, com Maicon Moraes
12h30min - Ação de desossa ao vivo
Quinta-feira (12/02)
11h30min às 15h - Ação expositiva com touro Angus
10h e 15h - Degustação de sanduíche de pescoço Angus Certificado defumado com molho especial do chef Jostão BBQ
Sexta-feira (13/02)
10h e 15h - Degustação de hambúrguer Angus Certificado defumado com cheddar e maionese do chef, com Arthur e Juliana