CI

Carne Bovina: Japão confirma casos de vaca louca


Autoridades japonesas confirmaram no último domingo outros casos de vaca louca no país, além dos descobertos em setembro de 2001 e em agosto de 2002. A descoberta surge justamente em um momento em que as indústrias de carne japonesa estavam retomando e consumindo em maior quantidade. Desse modo, o novo caso prejudica os países exportadores de carne bovina para o país, como Austrália e Estados Unidos.

Os oficiais disseram que a infecção, conhecida também como Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), foi encontrada em animais de Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão.

A epidemia já havia afetado o consumo de carne no Japão e atingido diretamente as indústrias produtoras de alimentos. O mal da vaca louca é uma variante da doença Creutzfelt-Jakob, que matou aproximadamente 125 pessoas em todo o mundo. Não deve haver pessoas doentes no país, embora os cientistas digam que os sintomas da doença podem levar anos para se manifestar.

Dos seis casos de vaca louca registrados no país, quatro foram encontrados em animais de Hokkaido. Uma investigação no último ano declarou que o governo está ignorando os perigos da Comissão Européia e da Organização Mundial de Saúde de que há meio de prever as crises.

O ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar está realizando testes de EEB em seres humanos desde outubro de 2001. Além disso, o governo pretende gastar 207 bilhões de ienes (US$ 1,76 bilhão) para combater a doença do mal da vaca louca neste ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.