CI

Carne bovina é abordada desde a produção até o comércio varejista


Dia 9 de outubro acontece no Sebrae/MS o “Dia da Carne”, durante o evento MS faz Tecnologia. O objetivo é abordar temas voltados para o segmento da produção rural, empresarial, comércio internacional e varejista, demonstração de cortes especiais e educação infantil, através da apresentação de uma peça de teatro.

A programação tem inicio às 8h20 com a abertura de Leôncio de Souza Brito Filho, presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Produtiva da Carne de Mato Grosso do Sul. Logo após, o Secretário de Defesa Agropecuário, Maçao Tadano, conduz uma palestra sobre a situação atual do SISBOV e a importância para o mercado internacional, seguida do painel oportunidade de melhoria, com depoimentos do representante da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Nelson Pineda; da ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Enio Marques; da ACERTA - Associação das empresas de certificação e rastreabilidade agropecuária, José Luiz Vianna e da Acrissul - Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, Laucídio Coelho Neto.

No período da tarde, acontece o seminário: Alianças Mercadológicas, com a participação do diretor Técnico da ASPNP - Associação de Produtores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, Maurício Duncan e André Galassi do Núcleo de Minas Gerais. Na seqüência acontece a palestra: Comércio internacional de carne bovina: perspectivas do mercado chileno, com Gonzalo Ibanez Risseti, Adido Agrícola da Embaixada Chilena no Brasil.

Posteriormente, é a vez do segmento do varejo de carnes discutir o mercado e formas de se tornar mais competitivo. Com o tema Organização das Casas de Carne em Rede, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo e do CNPC - Conselho Nacional de Pecuária de Corte, Manoel Henrique Farias Ramos, discute o ordenamento do comércio varejista. “A partir do desenvolvimento das micro e pequenas empresas varejistas, teremos mais competitividade, com frigoríficos mais organizados na efetivação do abastecimento e produtores mais cientes do mercado que estão atingindo”, afirmou.

Ainda no setor varejista, o empresário Arildo Flores fala sobre sua experiência em loja de cortes especiais e formas de agregar valor; Milton Zaleski - Chefe do Serviço de Fiscalização de Alimentos da SESAU - Secretaria Municipal de Saúde Pública – comenta as exigências sanitárias e legislação municipal para açougues; seguido pelo arquiteto Gogliardo Vieira Maragno que dará informações a respeito da adequação do espaço funcional nos açougues.

Açougue móvel e teatro

Durante todo o dia a Unidade Móvel do Senai/MS fará a Demonstração Cortes Especiais. Uma forma de apresentar na prática, as técnicas de corte e os processos operacionais que possibilitam a obtenção de um melhor aproveitamento dos diversos tipos de peças e qualidade da carne bovina.

Outro atrativo do evento é uma apresentação de teatro direcionado para alunos do ensino fundamental e médio. A responsabilidade técnica é da Embrapa Gado de Corte e o grupo responsável é o Em Cena Ação. Segundo o diretor da peça, João Francisco Lima, o trabalho do grupo foi adaptar o texto técnico da Embrapa para uma linguagem jovem, divididas em vários quadros,enfocando o consumo da carne bovina, benefícios, qualidades, entre outros. Também será apresentada a importância da preservação do meio ambiente e de uma alimentação equilibrada. “Acredito que eles vão entender um pouco melhor o grande trabalho de pessoas que executam trabalhos em beneficio comum”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.