CI

Carne de cordeiro vai ter certificação no RS

Consumidores de carne de cordeiro do Rio Grande do Sul terão, a partir de 2008, a possibilidade de adquirir produtos de qualidade


Consumidores de carne de cordeiro do Rio Grande do Sul terão, a partir de 2008, a possibilidade de adquirir produtos de qualidade certificada, independente da marca. O benefício será assegurado pelo Programa Cordeiro de Qualidade, desenvolvido pelo Sebrae por meio do Programa Juntos para Competir, e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

“Vamos aumentar a eficiência dos sistemas de produção ovina e promover uma estratégia de comercialização integrada e com diferenciação do produto”, diz o gestor estadual de Bovino e Ovinocultura do Sebrae-RS, Ângelo Aguinaga. A diferenciação será a certificação de qualidade. A estratégia de venda prevê uma iniciativa inédita: a constituição de um fundo para ações de marketing. Os recursos para isso serão repassados pelos três setores envolvidos na cadeia produtiva do cordeiro – produtor, indústria e varejo –, com um depósito de R$ 6,60 para cada animal abatido por meio do programa.

No primeiro ano, a iniciativa realizará uma ação-piloto com 30 produtores, integrantes de três grupos do Juntos para Competir de Dom Pedrito, São Gabriel e São Martinho da Serra. “A meta é certificar 3 mil animais nesse primeiro ano”, diz Aguinaga.

Os animais incluídos deverão obrigatoriamente estar identificados por meio de brincos, ser cadastrados na Arco e, no momento do abate, ter menos de um ano de idade, peso mínimo entre 25 quilos e 40 quilos e índice de gordura entre 2,5 e 3,5 (a escala vai de 1 a 5). Se for macho, deverá ser castrado ou, então, abatido até sete meses de idade. O programa admite animais de todas as raças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.