CI

Carne de frango: volume exportado no ano aumenta quase 10%

Os embarques do período totalizaram 357.745 tonelada


Em junho passado os embarques de carne de frango in natura aumentaram menos de 2% em relação ao mês anterior. Efeito, somente, do mês mais curto (19 dias úteis, contra 22 dias úteis de maio/19), pois, pela média diária, as exportações do mês passaram de 15.974 toneladas para 18.829 toneladas, resultado que significou aumento mensal de, praticamente, 18% e o segundo melhor resultado dos últimos três anos - atrás apenas das 19.923 toneladas de julho de 2018 (*).

Enfim, os embarques do período totalizaram 357.745 toneladas que, somadas aos embarques dos meses anteriores, redundaram em um volume semestral próximo de 1,884 milhão de toneladas, praticamente 10% a mais que nos mesmos seis meses de 2018.

É verdade que, em junho, o preço médio alcançado pelo produto voltou a retroceder e apresentou queda de mais de 4% em relação ao mês anterior. Mas isso não influenciou o incremento vindo de meses anteriores e, dessa forma, o semestre foi encerrado com um preço médio de quase US$1.615,00/tonelada, valor 5,7% superior ao alcançado no primeiro semestre do ano passado.

Como resultado final, a receita cambial dos seis primeiros meses de 2019 ficou não muito distante dos US$3,050 bilhões, resultado que significa aumento de mais de 16% sobre idêntico período anterior.
- O -

(*) As 19.923 toneladas diárias de julho de 2018 foram registradas em momento de alteração da sistemática de contabilização das exportações brasileiras. Foram elevadas porque, tudo indica, receberam restos não contabilizados do mês anterior (em junho, apenas 10,5 mil toneladas diárias, quase a metade do que seria computado no mês seguinte). Isto considerado, é provável que os embarques diários de junho passado tenham correspondido ao recorde dos últimos 36 meses. 

Mas, nesse passo, o melhor está reservado para julho corrente. Que, juntamente com outubro, é o mês – comercialmente falando – mais longo do ano, com 23 dias úteis. Mantida a média diária de junho, os embarques deste mês podem superar as 430 mil toneladas. Só de carne de frango in natura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.