CI

Carne de frango: 10 principais importadores mantêm mesmo volume de 2011

Em oitava posição, Egito é novo integrante da lista dos top 10


No primeiro trimestre de 2012, o rol dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira passou a contar com um novo integrante – o Egito, que encerrou o período na oitava posição (14ª no mesmo trimestre de 2011) e substituiu o Iraque (10º colocado no 1º trimestre de 2011, agora na 11ª posição).


Mas essa mudança em pouco alterou o volume total adquirido pelos 10 principais importadores – ainda que, individualmente, algumas variações tenham sido significativas. Em outras palavras, embora países como Japão e Kuwait tenham reduzido o volume comprado em cerca de, respectivamente, 19% e 46%, enquanto China e Egito registraram aumentos de 42% e 122%, o acumulado entre os 10 primeiros aumentou apenas 0,8%, ou seja, menos de cinco mil toneladas.

Felizmente, a baixa expansão observada entre os “10 mais” foi compensada pelos demais 124 importadores da carne de frango brasileira. Eles aumentaram suas aquisições em quase 12%, permitindo que o total do trimestre – 974,2 mil toneladas – aumentasse 4,4%.


Mas a expansão maior entre os “demais” tem, também, outro significado: maior diversificação de mercados. No primeiro trimestre do ano passado os 10 principais importadores foram responsáveis por 68,23% do total exportado pelo Brasil no período. Neste ano, a participação dos 10 primeiros recuou para 64,63%, o que significa, também, que a participação dos “demais” no total exportado aumentou, igualmente, mais de 11%.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.