Carne de frango: principais importadores do Brasil até agosto de 2016

Agronegócio

Carne de frango: principais importadores do Brasil até agosto de 2016

O mercado chinês vem se mantendo como o importador líder da carne de frango brasileira.
Por:
346 acessos

Ainda que por diferença mínima em relação ao segundo colocado, o mercado chinês vem se mantendo como o importador líder da carne de frango brasileira. 

Entre janeiro e agosto deste ano, as importações somadas de China e Hong Kong corresponderam a 17,5% do volume total exportado pelo Brasil, enquanto as da Arábia Saudita – tradicionalmente, o principal cliente da avicultura brasileira – representaram 17% do total. 

Mas na receita cambial, enquanto a Arábia Saudita mantém o mesmo índice de participação – 17% - a participação chinesa, China e Hong Kong unificados, sobe para 18,5%.

De toda forma, o que não escapa aqui é que apenas dois mercados – o chinês e o saudita – absorvem juntos mais de um terço das exportações brasileiras, gerando 35% da receita cambial obtida pelo produto. 

Mas o que ressalta nas exportações para o mercado chinês é que além das vendas diretas para a China terem aumentado de forma significativa, os embarques via Hong Kong voltaram a crescer. Em índices superiores à média. Explicando: 

Em 2015, enquanto as remessas direcionadas à China registraram aumento de 35%, as voltadas para Hong Kong caíram, compensatoriamente, 25%. Compensatoriamente, explica-se, porque as (cerca de) 80 mil toneladas a menos adquiridas no ano por Hong Kong foram importadas pela China. E, dessa forma, o exercício foi encerrado com o mesmo volume do ano anterior: 543 mil toneladas. 

Neste ano tudo vem sendo diferente. Pois além das importações chinesas terem aumentado quase 68%, as destinadas a Hong Kong apresentam expansão de mais de 9%. É o que também contribui para o aumento de participação do mercado chinês nas exportações brasileiras. De 13% nos primeiros oito meses do ano passado para 18,5% atualmente – incremento de quase 35%.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink