CI

Carne se destaca nos portos em 2019

1,19 milhão de toneladas foram embarques de carne bovina


Foto: Pixabay

A alta nas exportações de carne no ano de 2019 acabaram movimentando os portos de Paranaguá e Santos, as duas maiores praças do país, segundo informações divulgadas pelas empresas de administração portuária. De acordo com o portal especializado da CarneTec Brasil, o porto de Santos registrou aumento de 116,8% no volume exportado, para 1,68 milhão de toneladas. 

“Desse total, 1,19 milhão de t foram embarques de carne bovina, que aumentaram 141,6% em relação ao ano anterior, e 474,4 mil t de carne de aves, com alta de 69,1%. Outras carnes embarcadas no ano passado somaram 19,8 mil t, alta de 428%. O porto santista registrou recorde de movimentação total de cargas em 2019, considerando todos os produtos movimentados”, completou o site. 

No porto de Paranaguá o aumento foi menor, já que as exportações subiram 17,58% no ano passado, para mais de 2 milhões de toneladas, dos quais 226 mil t foram de carne bovina. “A maior parte da carne bovina exportada pelo Porto de Paranaguá seguiu para China, Hong Kong, Egito, Israel e Irã”, indica. 

“Com as medidas do Ministério da Agricultura que reforçam o reconhecimento do Paraná como área livre de peste suína clássica e que abrem caminho para o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, o setor produtivo espera movimentar ainda mais a partir deste ano”, disse a empresa de administração de portos paranaenses Portos do Paraná em comunicado na semana passada. 

As exportações de carne de frango pelo principal porto paranaense subiram 12,5% no ano passado, para 1,65 milhão. China, Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Hong Kong foram os principais compradores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.