Carnes: exportação de MT recuou 21% no primeiro bimestre
CI
Agronegócio

Carnes: exportação de MT recuou 21% no primeiro bimestre

Nos dois primeiros meses de 2012 foi de 18,1 mil toneladas
Por:
O volume de carne bovina in natura exportada pelo Estado nos dois primeiros meses de 2012 foi de 18,1 mil toneladas, registrando recuo de 21,5% se comparado ao mesmo período de 2011. Grande parte desse recuo se deu em razão dos envios com destino ao a Rússia e ao Oriente Médio. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Enquanto o mercado russo segue com o acesso bloqueado ao produto do Estado, as exportações para o Oriente Médio acumularam queda de 70,8% no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011. Com isso, a participação da região recuou de 44,5%, no ano passado, para 13,0%. A queda dos embarques no Oriente Médio foi principalmente influenciada pela queda das compras do Irã no exterior.


Por outro lado, destaca-se o mercado chileno, que expandiu suas compras no Estado, saindo de 134 toneladas exportadas nos primeiro bimestre de 2011 para 1,8 mil toneladas neste ano, com isso, sua participação pulou de 0,7% para 10,0% em 2012.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink