Casos de ferrugem da soja aumentam no RS

Agronegócio

Casos de ferrugem da soja aumentam no RS

Em todo o Brasil, foram registrados 2.884 casos na safra 2008/2009, contra 2.106 ocorrências no período anterior
Por:
311 acessos

A ocorrência da ferrugem da soja nas lavouras gaúchas aumentou. Foram registrados 246 casos na safra 2008/2009 no Rio Grande do Sul, enquanto no período anterior foram 137 ocorrências. Os dados foram analisados na quarta-feira (8), no primeiro dia do "6º Encontro do Consórcio Antiferrugem", em Londrina, no Paraná.

Segundo o professor da Ufrgs Emerson Del Ponte, que participa do encontro, mesmo que o verão e o outono tenham se caracterizado pela seca, as precipitações foram suficientes para que a doença se espalhasse. "A quantidade e a distribuição das chuvas favoreceu", explica.

A pesquisadora da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, Leila Costamilan, salientou que o aumento da rede de contatos que repassam as informações ao consórcio contribuiu para que o resultado fosse maior. "Não significa necessariamente que houve aumento de casos a campo." Ela ainda afirma que há dados de mais de uma ocorrência por cidade. Apesar do aumento do número registrado, as perdas foram semelhantes às da safra passada e ficaram, em média, em uma saca por hectare. "O número alto de casos não significa que eles tenham sido severos", acrescenta o professor Del Ponte.

Em todo o Brasil, foram registrados 2.884 casos na safra 2008/2009, contra 2.106 ocorrências no período anterior. Em ambas as safras, o Paraná foi o estado com o maior número de casos registrados, que passou de 1.038 no ciclo anterior para 1.582 no atual.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink