CI

Casqueamento de bovinos: o novo curso do SENAR em Xanxerê/SC

O curso é gratuito e os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural de Xanxerê


Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas é a ocorrência de problemas nos cascos dos animais, o que pode acarretar sérios prejuízos à bovinocultura, tanto de corte quanto de leite. Com o objetivo de capacitar instrutores para atender a demanda existente de cursos de qualificação nesta área, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promove nos dias 12 e 13 de maio, em Xanxerê, o curso de reciclagem e aperfeiçoamento em técnicas de casqueamento em bovinos, voltados aos técnicos prestadores de serviços.

O curso priorizará a atividade prática, terá duração de 16 horas e será ministrado pelos médicos veterinários Waldomiro Castanho Junior e Jean Furlan. Permitirá preparar um grupo de seis instrutores para ministrar curso de casqueamento em bovinos para produtores de gado de corte e de leite. “O crescimento irregular e doenças infecciosas ou de origem alimentar acabam prejudicando o animal em suas funções econômicas, ou seja, a produção de carne ou leite, pois dificulta a locomoção e consequentemente o seu deslocamento para pastar”, explica o consultor do Senar SC, Olices Santini.

Por isso, a capacitação de instrutores é fundamental para que o Senar/SC promova treinamentos na área com os produtores rurais. “Alguns tratamentos devem ser feitos por profissionais formados, mas somente pelo fato de o produtor conseguir identificar alguma doença o retorno será positivo”, conclui Santini.

O curso é gratuito e os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural de Xanxerê. O superintendente Gilmar Zanluchi antecipa que o Senar atenderá toda a demanda de cursos que surgir nesta área.

As informações são da MB Comunicação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.