CI

Cavalo Campolina será um dos destaques da Superagro'2013

Programação da raça vai de 6 a 9 de junho, com várias atrações e oportunidades de bons negócios


A raça de Cavalos Campolina terá uma programação extensa na Superagro 2013, uma das exposições mais diversificadas do agronegócio mineiro, que ocorre entre de 29 de maio a 9 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento reunirá várias raças, com destaque ao Campolina, que leva o maior volume de animais.  Para o julgamento, são esperadas tropas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e também de outros estados. Ao todo, devem participar 200 animais de criatórios renomados, muitos já consagrados em outras exposições. Os animais passarão pelo crivo dos jurados Paulo Roberto Ribeiro (andamento), Viriato M. Gonzaga (morfologia) e Paulo Roberto S. Paiva (admissão de pista).


"A Superagro é a antiga Exposição Estadual de Minas Gerais. Além da mostra do Cavalo Campolina, o evento terá outras feiras ocorrendo simultaneamente, onde os visitantes podem conhecer nosso artesanato, nossos queijos e também nossa tradicional cachaça, que faz muito sucesso pelo país. O público é bem diversificado, o que faz dessa exposição uma das mais democráticas", avalia Renato Tolentino, presidente do Núcleo do Cavalo Campolina da Grande BH, responsável pela participação da raça.

No dia 8 de junho (sábado), às 20 horas, com transmissão pelo site Canal Business (www.canalbusiness.com.br), os haras JHR, (Minas Gerais), Mata Nova (São Paulo), Bumerangue e Oratório (Rio de Janeiro), promoverão o Leilão Campolina Aliança, com a oferta de 40 animais de genética superior e também para usuários do cavalo. Este promete ser um dos principais leilões da raça neste ano, pelo comprometimento dos promotores e selecionar parte de seus melhores animais. Serviremos ao mercado uma genética sem igual, como a égua Tirolesa da Dona Flor, Reservada Grande Campeã Marcha Picada na Brasileira e na Nacional em 2012, que promete ser um dos destaques", explica Henrique Salvador, do Haras JHR. O pagamento será em 60 parcelas e os animais serão apresentados um dia antes, durante um jantar de confraternização dos criadores.

Para o presidente do núcleo, o perfil da Superagro é muito interessante aos campolinistas, pela chance de apresentar a raça a um público que não esteja familiarizado com a raça. A cada edição é comum a movimentação de pequenos fazendeiros ou sitiantes que acabam conhecendo o Campolina e comprando animais para passeio, lazer ou serviço na propriedade. Durante a programação, haverá um "test-drive", quando os visitantes poderão conferir a maciez e o conforto proporcionado pelo andamento marchado diferenciado da raça.

Momento solene na Superagro - Fundada em 2010 para imortalizar nomes que contribuíram com a história e evolução da raça Campolina, a Academia Nacional do Cavalo Campolina escolheu a Superagro para celebrar o ingresso de dois novos acadêmicos (Carlos Plínio Siqueira e José Eugênio Câmara Filho) e realizar a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina). A solenidade está agendada para o dia 8 de junho, às 16 horas, no pavilhão redondo da Expominas, ocasião em que Luiz Roberto Horst da Silveira Pinto, será reconhecido oficialmente como presidente da associação. A entidade também fará o lançamento do tão esperado Oscar da Academia, indicado aos criadores que mais se destacaram na raça neste ano. Os agraciados serão escolhidos de forma democrática, por votação entre os associados, técnicos, jornalistas e outros formadores de opinião.


Semana Nacional do Cavalo Campolina - A Superagro também será palco do lançamento oficial da 33º Semana Nacional do Cavalo Campolina, agendada para 1 a 9 de setembro, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Cerca de 1.000 animais são esperados nessa mostra e a programação contará com uma série de atrações voltadas à família, pilar importante no crescimento da raça. "Os criadores vinham para comprar, vender ou expor animais e depois iam embora. Agora, queremos que venham acompanhados de suas esposas, filhos, amigos e entes queridos e fiquem por mais tempo", explica  Osvaldo Diniz Filho, da comissão organizadora do evento.            

A Nacional contará com três grandes leilões, todos transmitidos pelo Canal Terraviva, e terá a mudança do modelo de julgamento vista na Exposição Brasileira, em Recife (PE), entre outras. Ocorrerá também o "Dia do Pêga", jumento que casa perfeitamente com o Campolina na produção de muares marchadores.

Outra novidade - Ainda na programação da Superagro, o Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina da Grande BH vai  apresentar a Copa de Marcha do Brasil,  que começa em junho, trazendo novidades. O evento será realizado em duas etapas, Marcha Tradicional, como ocorre há 13 anos, e a Equitação de Trabalho, uma espécie de enduro equestre com obstáculos que simulam o cotidiano nas propriedades rurais. Serão avaliados a sintonia entre animal e cavaleiro, recuo, posicionamento de pernas, rédeas, abertura de porteira, passagem de ponte, entre outros desafios. "Será uma competição para demonstrar aos criadores o que a raça será daqui para frente. Além de bonito e exímio marchador, o Campolina deve estar preparado para desempenhar diversas funções. É justamente isso que pretendemos demonstrar", explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.