CI

Cavalo Crioulo é destaque em evento em Ponta Grossa

Município recebe disputa de credenciadora ao Freio de Ouro e etapas do Freio Jovem


De 09 a 11 de fevereiro o Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa (PR) abre suas portas para receber o cavalo Crioulo. No local, será realizada a credenciadora mista que seleciona os melhores para as classificatórias ao Freio de Ouro, principal competição da raça e organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Além disso, será realizada etapas do Freio Jovem, modalidade que reúne crianças e adolescentes.

Os eventos serão realizados pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos, que reúne criadores da região. De acordo com o presidente da entidade, Bastian Dikstra, a expectativa para o evento é positiva e é esperado um grande número de participantes. "Nossa expectativa é grande. Nossa região era carente de provas da raça e este ano teremos credenciadoras em locais próximos de Ponta Grossa. Mesmo assim a procura vem sendo muito grande. Isto mostra a força do Cavalo Crioulo na nossa região.", salienta.

O cavalo Crioulo vem crescendo em participação em todo o país. O Paraná vem se destacando no cenário dos criadores e usuários, com grandes resultados em provas e exposições pelo Brasil. Dikstra salienta que o desafio do núcleo é fomentar a participação dos criadores como usuários dos animais. "Nossa região é uma referência para o Paraná na criação. São inúmeras cabanhas premiadas, mas temos também na região várias pequenas cabanhas. O que temos feito para fomentar a criação é a realização de provas com a participação do próprio criador. Tentamos trazer o criador para dentro da raça para que ele possa usufruir do seu próprio animal.", explica.

Os interessados podem acompanhar a partir de sexta-feira, às 16h, a Morfologia, quando os animais são avaliados pela sua postura e beleza. No sábado, dia 10, a partir das 8h, começam as etapas funcionais, que avaliam os exemplares à campo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Confira a programação

9 de fevereiro de 2018 (sexta-feira)
14h - Admissão dos animais 
16h - Início Credenciadora - Morfologia 

10 de fevereiro de 2018 (sábado)
8h - Andadura, figura, VSP e Esbarradas
14h - Mangueira / Prova de Campo

11 de fevereiro de 2018 (domingo)
9h - Etapa final

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.