Cbios em 2021 superam em 24% a meta anual
CI
Imagem: Marcel Oliveira
EMISSÕES

Cbios em 2021 superam em 24% a meta anual

No acumulado total de 2021, o volume de Cbios emitidos totalizou 30,93 milhões de títulos
Por: -Eliza Maliszewski

No acumulado total de 2021, o volume de Cbios emitidos totalizou 30,93milhões de títulos, superando em 24% a meta anual de emissões. Os dados são do Monitoramento Quinzenal – Renova Bio, 2º quinzena de dezembro, feitos pelo Itaú BBA, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Já o número de Cbios disponíveis no fechamento anual de 2021 é de 10,4 milhões de títulos, sendo que deste total 49% estão nas distribuidoras, 48% nas produtoras e 3% em partes não obrigadas. De acordo com a ANP, O volume negociado de Cbios na 2ª quinzena de dezembro foi de 2,66 milhões de títulos, diminuição de 38% frente à primeira quinzena do mês. Apesar de menores sobre a 1ª quinzena de dezembro, os preços do Cbio permaneceram bem acima de média anual de R$ 39,31 por Cbio.

O volume de Cbios aposentados no ano totalizou 24,4 milhões de títulos, representando 98% da meta anual de 24,9 milhões. Dos 142 distribuidores de combustíveis com metas fixadas para 2021, 118 cumpriram integralmente ou acima de 85%. As 24 empresas que não atenderam aos objetivos do órgão regulador podem ser multadas. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definiu para 2022 a meta de 36 milhões de títulos.

As metas de descarbonização são individuais, cada distribuidora tem a sua. Quanto mais combustível uma empresa vende, mais crédito de carbono tem de ser adquirido. O crédito é o Cbio, negociado na B3. A medida faz parte da Política Nacional de Combustíveis (Renovabio), criada em 2017 para que o Brasil cumpra as obrigações assumidas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 (COP-21). Cada CBio corresponde a uma tonelada de CO2 evitado, o equivalente a sete árvores.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.