CI

CEA completa 51 anos em julho

Centro trabalha atualmente com maquinário agrícola


Foto: Pixabay

O Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 51 anos no dia 15 de julho. O CEA atua com uma equipe de vários pesquisadores que trabalham em diferentes segmentos do agronegócio. 

“Um dos desafios tecnológicos encampados pela instituição em períodos recentes está sob responsabilidade do pesquisador Antonio Odair Santos, agrônomo e pós-doutor em viticultura e enologia. Trata-se da mecanização da colheita da uva, tecnologia ainda inédita no mundo. Santos desenvolveu e testa protótipos de máquinas colhedoras da fruta. Os equipamentos em análise realizam também a desfolha, poda e pulverização de videiras, por exemplo”, indicou a instituição através de sua assessoria de imprensa. 

Além disso, ele estuda também a qualidade da uva junto com pesquisadora Maria A. Lima, que doutora na área de tecnologia pós-colheita e deu origem a um veículo motorizado e a um aparelho portátil que operam integrados no mapeamento de padrões de qualidade da fruta. “O equipamento fornece amostras precisas de compostos fenólicos da uva antes da colheita, inclusive nível de açúcar, acidez e taninos”, destaca Maria. 

Além disso, ainda na mecanização agrícola, o pesquisador Roberto da Cunha Mello está à frente de estudos sobre colhedoras de cana-de-açúcar, com uma máquina específica para minimizar efeitos da colheita mecanizada sobre a planta da cana, como a perda de produtividade. “Ainda não existe no mercado mundial uma colhedora como a que estudamos no CEA, capaz de corrigir preparo do solo, plantio ou cultivo não adequados à colheita mecanizada”, antecipa Mello. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.