CI

Ceará apresenta tecnologias na Amazontech 2003


A Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, no Ceará, vai apresentar diversas tecnologias nas áreas de fruticultura e floricultura durante a Amazontech 2003, que acontece de 24 a 27 de setembro, em Manaus (AM).

Uma delas é o desenvolvimento do processo de enxertia por borbulhia na produção de mudas de cajueiro. A técnica se constituiu em um marco no desenvolvimento da cultura do caju no país, permitindo uma redução de 71% dos custos totais de formação de mudas e a elevação dos índices de pegamento para até 90%, contra 50% no processo por garfagem.

Esse processo também reduziu o período de formação da muda em pelo menos 30 dias, permitindo ainda o aproveitamento de até 1.400 borbulhas por planta, o que supera em sete vezes a quantidade de mudas produzidas pelo antigo método de garfagem.

O público da Amazontech também terá a oportunidade de conhecer os quatro novos clones de acerola desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria Tropical. Resultado de um trabalho de sete anos de melhoramento genético, as acerolas Apodi (BRS 235), Cereja (BRS 236), Roxinha (BRS 2237) e Frutacor (BRS 238) têm como principais características o porte baixo das plantas e a formação das copas tipo "guarda-chuva", o que facilita a colheita manual, mantendo a integridade do fruto. Outros atributos dos novos clones são os altos teores de vitamina C e de sólidos solúveis e maior produção média de frutos por hectare.

Outros lançamentos recentes da empresa que serão apresentados na Amazontech 2003 são as primeiras cultivares de sapoti da Embrapa. Denominadas Sapoti Ipacuru e Sapota Tropical, as cultivares demandaram 10 anos de pesquisas de melhoramento genético.

Um dos diferenciais em relação às cultivares existentes é o tamanho maior dos frutos. O teor de sólidos solúveis também é maior, o que lhes conferem um sabor mais doce. Outras características importantes são a alta produtividade das cultivares e a quebra da sazonalidade do cultivo. Enquanto a cultura só produzia nos meses de outubro a dezembro, utilizando as técnicas da fertirrigação e poda com as novas cultivares é possível produzir o ano todo.

Os participantes do evento em Manaus vão conhecer a metodologia para a micropropagação de abacaxis ornamentais (Ananas lucidus) desenvolvidas pela Embrapa, que permite a formação de cultivos de melhor qualidade e alta taxa de multiplicação de gemas e de enraizamento dos brotos, com índices de 95% a 100% de sobrevivência.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.