Cenário Nacional da Cafeicultura será tema de palestra de simpósio/MG

Agronegócio

Cenário Nacional da Cafeicultura será tema de palestra de simpósio/MG

VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil acontece de 22 a 25 de agosto, em Araxá
Por: -Joana
1101 acessos
Os preparativos para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil continuam com a análise dos trabalhos, inscrições e a organização da programação dos quatro dias de evento. Entre as palestras já confirmadas, está a do presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, dia 23 de agosto. O palestrante apresentará o tema “Cenário Nacional da Cafeicultura”, abordando pesquisa, políticas públicas, desafios e oportunidades do agronegócio café no Brasil.

O VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés, uma realização do Consórcio Pesquisa Café, acontecerá de 22 a 25 de agosto, em Araxá (MG), com organização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), e co-organização da Embrapa Café. O tema deste ano é “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”.

Na palestra confirmada para o primeiro dia do evento, o cenário nacional da cafeicultura será abordado a partir da realidade das principais regiões produtoras de café do País, destacando as particularidades de cada uma, assim como os aspectos necessários para melhorar a produção nas regiões ainda menos competitivas. Para Breno Mesquita, a pesquisa é o caminho para isso. “Além do que se faz atualmente em termos de pesquisa, o grande desafio, na minha opinião, será dotar as regiões menos competitivas, com base no tripé custos, mecanização e produtividade”.

Os custos, os sistemas de produção e a necessidade de políticas públicas diferenciadas para cada região, garantindo o preço mínimo para o café, também entrarão na apresentação do VII Simpósio. “Falarei sobre os desafios desta nova fase da cafeicultura, com preços atraentes, e a oportunidade de, junto ao governo federal, buscarmos políticas que garantam renda ao produtor em médio e longo prazo e um mercado futuro”, ressalta. A melhoria da qualidade do café brasileiro e a diferença entre o consumo do produto no Brasil e o consumo mundial são outros assuntos que o membro da CNA pretende discutir.

Essa é apenas uma das diversas palestras que o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil trará para o público de pesquisadores, estudantes e interessados no segmento presentes no evento. O Simpósio reunirá em um só lugar conhecimentos sobre os avanços da pesquisa no desenvolvimento de tecnologias e produtos em prol do agronegócio café.


As informações são da Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink