CI

Central de frutas comercializa produção no Ceará

Empreendimento reduz custos e terá também unidade para beneficiamento do produto


Criado com ajuda do Sebrae, empreendimento reduz custos e terá também unidade para beneficiamento do produto

Fortaleza – Os agricultores do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, no Ceará, ganharam um central para comercializar as goiabas cultivadas no local. A Central de Frutas Tabuleiro de Russas (CFrutar) reúne 39 produtores e promove a venda da fruta e a compra de insumos em conjunto, para reduzir o custo dos pomares.


Segundo Wandrey Pires Dantas, articuladora do escritório que o Sebrae no Ceará mantém na região do Baixo Jaguaribe, a união dos produtores já tem dado resultado. “Eles estão comemorando o sucesso do sistema de compras coletivas, recurso que garantiu descontos de até 15% na aquisição de insumos e o pagamento parcelado em até três vezes”, conta.

A boa produtividade e a força comercial da goiaba elevaram neste ano a área cultivada para cerca de 300 hectares – em 2010, chegou a 141 hectares – e garantiu a colheita de três mil caixas por semana.

O próximo passo para os produtores será a instalação de uma unidade de beneficiamento de frutas. Segundo Kling Simões, coordenador de assistência técnica do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, a agroindústria garantirá um lugar para frutas que seriam descartadas. “A fábrica beneficiará tanto aquelas frutas que ficaram fora do padrão como também as que foram machucadas durante o processo”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.