CI

Centro australiano emite alerta para La Niña

Critérios do Bureau são mais conservadores do que os demais


Foto: Pixabay

A Perspectiva La Niña do Bureau de Meteorologia (BOM) foi elevada para de AVISO para ALERTA de La Niña. Isso se deve tanto ao novo resfriamento no Oceano Pacífico tropical quanto aos modelos climáticos que indicam que o La Niña é provável durante a primavera e o início do verão. 

Historicamente, quando os critérios do ALERTA de La Niña são atendidos, o La Niña se desenvolve subsequentemente em cerca de 70% das vezes.  Os indicadores oceânicos El Niño–Oscilação Sul (ENSO) estão atualmente em níveis neutros – de acordo com o Bureau australiano –  mas mostram um impulso renovado em direção ao La Niña. 

As temperaturas da superfície do mar do Pacífico tropical central esfriaram nas últimas seis semanas, enquanto as águas nas camadas abaixo da superfície também sofreram resfriamento. Alguns indicadores atmosféricos, como o Índice de Oscilação Sul e nebulosidade perto da Linha de Data, continuam a mostrar um sinal semelhante ao La Niña.

Quatro dos sete modelos climáticos pesquisados ??pela Repartição sugerem que o La Niña pode retornar entre o início e o meio da primavera. Os três modelos restantes mantêm uma perspectiva neutra, embora mais fria que a média, para as temperaturas da superfície do mar do Pacífico central para o restante de 2022.

Clique aqui e acesse agrotempo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.