CI

Centro de formação da EBDA ofereceu mais de 40 cursos na região de Irecê


Proporcionar a melhoria de vida dos agricultores familiares é o principal objetivo do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território Irecê (Centrefértil), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. Em 2011, o Centro beneficiou mais de 800 agricultores de toda a região, através de 45 cursos e capacitações que buscam apresentar novas tecnologias e profissionalizar a produção das unidades familiares rurais.


Cursos como os de processamento do fruto do umbu, confecção de salgados, pintura em tecido e confecção de materiais de higiene e limpeza oferecem aos agricultores a possibilidade de captar renda extra através do uso de matérias-primas abundantes na região, além de promover a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Já capacitações como a de manejo de caprinos, produção formal de sementes, processamento de laticínios e apicultura e meliponicultura proporcionam o aprimoramento dos participantes nos processos produtivos, destacando a importância do manejo sanitário.

O chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha, enfatiza que, além das capacitações, o Centro desenvolve trabalhos de pesquisa com feijão, milho, palma, maracujá, piscicultura e ovinos, e experimentos de homeopatia com aves poedeiras e de agroecologia com uma horta orgânica. Em todos os nossos experimentos e cursos utilizamos a agroecologia. Além das próprias capacitações sobre o tema, estimulamos os agricultores que passam pelo Centrefértil a praticarem a agricultura orgânica,explica Rocha.

Para 2012, o chefe do Centro afirma que já está recebendo demanda dos agricultores, principalmente para os cursos de umbu, meliponicultura e agroecologia. Os produtores estão vendo exemplos de colegas e familiares que participaram dos cursos e já estão produzindo mais e melhor. Vamos também intensificar as capacitações de pintura em tecidos, panificação e corte e costura para beneficiar as agricultoras, esclarece Rocha.


Todos os cursos realizados oferecem certificado e material gratuito, além de alimentação e hospedagem para os agricultores familiares. Para obter mais informações sobre o calendário de cursos de 2012, os interessados podem fazer contato através do telefone (74) 3641-3713, ou no próprio local, na Avenida Raimundo Bomfim, em Irecê.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.