CI

Centro de pesquisas vai focar em soluções de plantio e fertilização

Localizado em Curitiba (PR) local quer aperfeiçoar aplicação de fertilizantes e uso de sementes


Foto: Eliza Maliszewski

Uma parceria entre a BASF, por meio da plataforma de tecnologia digital Xarvio, e o Grupo Bosch, vai desenvolver soluções para a agricultura digital de forma conjunto. As atividades irão acontecer em um centro de projetos, localizado em Curitiba (PR).

As empresas buscam desenvolver um sistema de aplicação inovador para aplicação de sementes e fertilizantes, com a meta de alcançar maior eficiência e rendimento nos insumos, além de mais sustentabilidade no processo. 

A base do desenvolvimento fornecido pela Bosch é a Solução de Plantio Inteligente (IPS- Intelligent Planting Solution) para controle automático de semeadura, apresentado em 2018 para o mercado. Já a base da colaboração intensificada para xarvio é o Field Manager, disponível desde 2019, que faz o gerenciamento de nutrientes nas áreas de infestação e oferece mapas de aplicação variáveis para sementes. 

O IPS vai desenvolver toda a interface necessária para integrar o sistema de uso e máquinas de plantio ou semeadura. O sistema tem quatro funções: com base nas informações coletadas pelos sensores a tecnologia controla a quantidade ideal de sementes, sua separação e a distância entre os cultivos em cada linha. Se a fertilidade do solo for variável, a IPS regula automaticamente a quantidade de sementes sem que o agricultor precise intervir. Além disso, o sistema também garante uma distribuição ideal de sementes na topografia em curva, ajustando a quantidade de sementes para os sulcos internos e externos de maneira direcionada. Já a semeadura dupla é evitada, pois o sistema reconhece de maneira confiável os sulcos plantados anteriormente e desativa a aplicação ao passar por eles novamente. 

O lançamento no mercado do sistema combinado de dosagem de sementes e fertilizantes está planejado para as próximas semanas. 

* Com informações da assessoria de imprensa

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.