CI

Centro-Sul de MT atinge 40% do plantio da soja

Entre os municípios do Centro-Sul, Cáceres tem se destacado na produção e produtividade


O boletim divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia e Agropecuária (Imea) aponta que a região Centro-Sul do Estado já plantou 40% da área prevista para o cultivo da safra 2016/17 de soja. As chuvas com maiores preciptações nesta última semana de outubro, aceleram o plantio nesta região que representará 7,5% da produção estadual. A diferença na produção em relação a safra passada será de 7,3%, atingindo 2,2 milhões de toneladas da oleaginosa.
 
Entre os municípios do Centro-Sul, Cáceres tem se destacado na produção e produtividade. A Fazenda Ressaca, por exemplo, que iniciou a o plantio de sua terceira safra, amplia sua área dedicada à soja, passando dos 1.100 hectares no ciclo 2014/15 para 1.200 hectares na safra que se inicia. Já nos primeiros registros a propriedade superou a média estadual de produtividade.
 
“A região Centro-Sul tem se apresentado com grandes potenciais para o cultivo de grãos. O solo, sob o trabalho correto, corresponde a expectativa. Os únicos fenômenos que podem interferir no rendimento da região, assim como nas demais, são os naturais, a falta ou excesso de chuvas em determinados períodos são as únicas ações que podem interromper a produtividade esperada”, esclarece o diretor da Fazenda Ressaca - Nelore Grendene, Ilson Corrêa.
 
A propriedade além de se dedicar à soja, justifica a potencialidade do solo com o cultivo de outros grãos como o milho e o sorgo, utilizados como silagem na alimentação de centenas de bovinos da raça nelore.
 
Segundo o Imea Mato Grosso deve cultivar 29,9 milhões de toneladas de soja nesta safra, com expectativa de produtividade na casa das 53,2 sacas por hectare. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.