Cepea passa a divulgar preços da tilápia
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PISCICULTURA

Cepea passa a divulgar preços da tilápia

Produtores poderão usar os números para base de preços da atividade
Por: -Eliza Maliszewski

A partir desta sexta-feira (6) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, passa a divulgar semanalmente os preços médios do produto. Os dados estão sendo levantados pelo Cepea, com apoio da Peixe Br (Associação Brasileira de Piscicultura), entidade sem fins lucrativos, criada com a missão de expandir os conhecimentos sobre o mercado e de representar os interesses da cadeia produtiva.

O levantamento de preços está sendo realizado em regiões em que a produção de tilápia é bastante representativa no Brasil, são elas: “Grandes Lagos” (Noroeste do estado de São Paulo e divisa com Mato Grosso do Sul), “Oeste do Paraná” e “Norte do Paraná”. Estão sendo consultados diversos players da atividade, incluindo produtores e indústrias. O preço médio é referente ao valor pago ao produtor independente FOB (kg da tilápia pronta para abate, na propriedade).

Assim como os outros preços divulgados pelo Cepea, os valores da tilápia passam por tratamento estatístico, por meio do desvio-padrão, que tem como objetivo estipular limites mínimo e máximo de erro – ou seja, informações de negócios efetivos que estiverem fora do intervalo de dois desvios-padrão da média são excluídas.

A cadeia de tilápia é a mais importante da piscicultura brasileira, correspondendo a 60,6% da produção de peixes de cultivo no país. O Brasil é o quarto maior produtor global dessa espécie. De acordo com o Anuário Peixe BR a produção de tilápia no Brasil atingiu 486.155 toneladas, em 2020. Com isso, passa a representar 60,6% do volume total de peixes produzidos.

Com isso, produtores rurais e demais agentes da cadeia, além de formadores de política, podem contar agora com uma nova ferramenta para a tomada de decisões que, além de beneficiar as pessoas que trabalham nessas atividades, também contribui para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade brasileira em geral.

Produtores e demais agentes interessados em participar do levantamento do Cepea devem entrar em contato pelo e-mail tilapia@cepea.org.br ou telefone/WhatsApp (19) 3429-8859.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.