CI

Cerca de 400 pessoas participam do 1º Fórum Regional de Leite em Sertão

O evento teve como temática Perspectivas de Qualidade do Leite, além da proposta de troca de informações e conhecimentos sobre o produto.


O 1º Fórum Regional de Leite sediado em Sertão reuniu cerca de 400 pessoas, entre produtores, técnicos da Emater/RS-Ascar e estudantes da região do Alto Uruguai, na quarta-feira (10/08), no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. O evento teve como temática Perspectivas de Qualidade do Leite, além da proposta de troca de informações e conhecimentos sobre o produto. As palestras técnicas enfocaram a eficiência da qualidade do leite e o aumento da produção leiteira, além de sanidade e exigências da legislação, entre outros temas.

O médico veterinário, doutor em Medicina Veterinária e professor, Ricardo Xavier Rocha tratou sobre o tema Sanidade Ruminal em Vacas Leiteiras X Composição do Leite. Ele abordou o aumento da qualidade e do volume do leite e a redução de perdas, bem como os fatores que podem impactar na pecuária leiteira. Também chamou a atenção que, para quem deseja trabalhar com a atividade ou permanecer nela, ?precisa entender o processo de custo da produção, para se tornar mais eficiente?. Também observou que o produtor dever ter consciência de que o leite é um alimento, portanto, precisa atender os parâmetros de qualidade. Segundo ele, nos últimos 15 anos, as vacas estão produzindo mais, devido aos investimentos em padrão genético e zootécnico.

Na sequência, A qualidade do leite foi tema da palestra do médico veterinário e doutor em Ciências Veterinárias, Carlos Bondan. A programação prosseguiu à tarde, com a palestra do engenheiro agrônomo e mestre em Zootecnia da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso que falou sobre Bem-estar animal.

Abertura ? O evento foi aberto prefeito Marcelo D?Agostini, pelo diretor do IFRS, Odair Spenthof, pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Darci Cechetti, pelo presidente do Sicredi Estação, Euzébio José Rodighero, e pelo médico veterinário da Cooperativa Santa Clara, Fábio Hanel.

A importância das parcerias foi destacada nos pronunciamentos dos representantes das entidades promotoras do evento. O prefeito observou que Sertão é um dos municípios da região do Alto Uruguai que mais tem propriedades envolvidas com a atividade leiteira.

Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Nilton Cipriano Dutra de Souza, destacou a importância da atividade leiteira para a permanência das famílias no campo e para a sucessão familiar, e parabenizou todos os envolvidos no evento e a importância das palestras técnicas para agregar conhecimento para os produtores e técnicos. O diretor do IFRS, Odair Spenthof, agradeceu em nome da comissão organizadora as parcerias e apontou as mesmas como ?fundamentais?, não só na realização do fórum, mas na difusão de tecnologias e de conhecimentos, agregando ensino, pesquisa e Extensão Rural.

O evento foi promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Sertão, com apoio da Emater/RS-Ascar, da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com patrocínio da Cooperativa Santa Clara, Universidade de Passo Fundo Sicredi, da Nutrifarma, da Abrasall Agrícola, da Haramaq, da Arial Construções e da Kafer Equipamentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.