CI

Cerca de 50% de soja foram colhidos em Nova Mutum (MT)

A previsão é que os trabalhos encerrem ainda neste mês


O clima dos últimos dias está contribuindo para os agricultores intensificarem a colheita da soja em Nova Mutum (MT). Com a estiagem, cerca de 50% da área cultivada - aproximadamente 300 mil hectares - foram colhidos, de acordo com o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes. A previsão é que os trabalhos encerrem ainda neste mês. “Ainda temos algumas chuvas, mas nada que esteja afetando”, declarou.

A existência de casos de ferrugem em algumas plantações da região foi diagnosticada por pesquisadores, mas não devem afetar a produtividade já que estão sendo feitas aplicações de fungicidas, controlando os focos.

A área cultivada nesta safra é um pouco menor se comparada com o ano passado, de aproximadamente 330 mil hectares. As dificuldades em obter créditos para o plantio e a falta de expectativa de bons preços estão fazendo com que alguns produtores deixem de investir na cultura e migrem para outras variedades, como é o caso do algodão.

A medida que a colheita avança, muitos agricultores aproveitam também e plantam o milho safrinha, que neste ano deve ocupar uma área de aproximadamente 80 mil hectares, segundo a Secretaria de Agricultura.

A cultura também tem se destacado em outros municípios, como Sorriso, onde a área plantada dobrou este ano, passando de 200 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.