Chave molecular controla tamanho da semente
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,74%)

Imagem: Pixabay

DESOCBERTA

Chave molecular controla tamanho da semente

Pesquisadores usaram Arabidopsis thaliana
Por: -Leonardo Gottems
84 acessos

O desenvolvimento da semente determina a aptidão evolutiva das plantas e o desempenho da cultura em plantas com flores. Entre os vários parâmetros de crescimento do desenvolvimento da semente, o tamanho da semente é uma característica agronômica essencial durante a domesticação e reprodução em muitas culturas.

O conhecimento sobre o controle do tamanho das sementes na planta modelo  Arabidopsis thaliana  fornece informações sobre o melhoramento molecular para o beneficiamento de culturas. Isso faz parte dos esforços contínuos para lidar com o risco crescente de crises alimentares em todo o mundo.

Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Yu Hao do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Cingapura descobriu um regulador chave, TFL1, que serve como um sinal móvel até então desconhecido que poderia responder à captação de sinais maternos no endosperma para determinar o tamanho da progênie de sementes.

Em particular, o endosperma calazal, que está próximo aos tecidos vasculares maternos, é a única parte do endosperma que não forma células distintas durante o desenvolvimento da semente. Os pesquisadores descobriram que o TFL1 é um novo regulador móvel gerado no endosperma calazal, que se move para o endosperma periférico para controlar o tamanho da semente sob a regulação de um grupo de pequenas proteínas nucleares relacionadas ao Ras que se ligam ao GTP. No endosperma periférico, o TFL1 estabiliza um regulador da via do ácido abscísico ABI5, mediando assim a separação oportuna de diferentes células do endosperma e o tamanho final da semente.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink