CI

Chave para resistência à seca pode estar na raiz

Descoberta passa pela absorção de água


O especialista Anthony King, publicou um estudo na revista Horizon, que é um periódico de pesquisa e inovação da União Europeia, que indica que as descobertas da arquitetura da raiz poderiam ajudar a gerar culturas resistentes à seca. A pesquisa se torna necessária levando em consideração a severa seca de 2018 causou danos às culturas de trigo, milho e cevada em muitos países da UE. 

Os sinais mais visíveis de estresse por calor e escassez de água são vistos nas folhas, mas os cientistas de plantas começaram a procurar soluções na raiz. "Pode-se argumentar que ao longo dos últimos 10.000 anos, temos selecionado variedades de culturas com base na metade superior, e nós não temos incidido sobre esta parte oculta da cultura, " disse Malcolm Bennett, professor de ciência das plantas na Universidade de Nottingham, Reino Unido. "Se pudéssemos selecionar novas variedades de culturas com base na arquitetura da raiz , podemos melhorar significativamente a sua capacidade de forrageamento de água", completa. 

As raízes absorvem água e nutrientes do solo e armazenam alimentos para a planta. Culturas de cereais com raízes mais profundas poderiam sugar a água de outras áreas subterrâneas, ou raízes rasas e densas poderiam capturar melhor nutrientes como o fósforo que se acumula na superfície. As plantas podem ter uma biomassa de raízes semelhante à parte que está acima do solo, mas os pesquisadores explicam que o desafio é como ver as raízes vivas para analisá-las. 

No entanto, o professor afirma que ele, agora, examina as raízes que crescem através do solo usando uma tomografia computadorizada de raios X (micro tomografia computadorizada), a mesma tecnologia que os médicos costumam usar para ver os pacientes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.