Na Bolsa de Chicago, a soja fechou em alta com recuperação técnica e expectativa para a volta do feriado na China, de acordo com a TF Agroeconômica. “O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em alta de 0,86%, ou $ 10,00 cents/bushel a $ 1172,25”, comenta.
“A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,88 % ou $ 10,25 cents/bushel a $ 1176,25. O contrato de farelo de soja para março fechou em alta de 1,80%ou$ 6,1 ton curta a $ 345,6 e o contrato de óleo de soja para março fechou em baixa de -0,86 % ou $ -0,41/libra-peso a $ 45,59”, completa.
Vendo ou não a soja?
Sendo assim, a soja negociada em Chicago fechou o dia em alta, mas a semana em baixa. “A alta desta sexta-feira não evitou a nona queda semanal consecutiva para a oleaginosa. A alta do dia veio de um movimento técnico dos Fundos de Investimento, que recompraram posições vendidas antes do feriado prolongado nos EUA e da volta da China do Festival da Primavera”, indica.
Nesta semana, os comerciantes estão antecipando uma forte demanda da China, após o país ficar ausente do mercado por quase 10 dias. Como resultado, houve uma queda de -0,95% na soja, equivalente a $-11,25 por bushel. O farelo de soja também registrou perdas acumuladas de -0,35%, totalizando $-1,2 por tonelada curta. Além disso, o óleo de soja experimentou uma redução de -3,53%, representando uma queda de $-1,67 por libra de peso durante o período.
“Os vendedores esperam uma grande demanda chinesa essa semana, após o país ficar quase 10 dias fora do mercado. Com isso a soja fechou a semana em queda de -0,95% ou $-11,25 cents/bushel. O farelo de soja acumulou perdas de -0,35% ou $-1,2 ton-curta. O óleo de soja caiu -3,53% ou $-1,67 libra/peso no período”, informa.